domingo, 7 de outubro de 2007

Cremes contra a celulite


Cremes contra a celulite não curam, mas podem melhorar aspecto da pele

LETÍCIA RODRIGUESO verão começa no próximo dia 21, e com ele chega também a promessa de dias ensolarados no litoral, biquíni e minissaia. É nessa hora também que as gordurinhas localizadas e aqueles furinhos incômodos nas coxas e no bumbum preocupam mais as mulheres. Em nome de uma temporada na praia bem-sucedida, elas saem em busca de tratamentos estéticos milagrosos e, nas farmácias, encontram um farto arsenal de cosméticos que prometem reduzir consideravelmente a celulite, inimiga número um de nove entre dez garotas. Mas, será que esses produtos realmente fazem efeito?



É bom lembrar que a celulite é o resultado de um problema de microcirculação sanguínea no tecido subcutâneo, que provoca a retenção de água e gordura no tecido fibroso, causando as ondulações e furinhos. Ela se manifesta em quatro graus: no primeiro, não é perceptível a olho nu; no segundo, a pele fica levemente ondulada; no terceiro, além de ondulações há nódulos e, no quarto, a área fica inchada e até dolorida.

Por estar localizada numa região muito profunda da pele, a celulite é considerada um problema praticamente incurável. O tratamento costuma ser multidisciplinar, incluindo uma alimentação pobre em carboidratos e açúcares, exercícios físicos como musculação e corrida, além de drenagem linfática. Isso tudo ajuda a evitar o aparecimento de novos furinhos, pois os que já se instalaram só podem ser removidos com procedimentos cirúrgicos, carboxiterapia e injeções.


Cremes contra a celulite têm compostos ativos diferentes. Conheça a ação de cada um

Mais do que ler as promessas que os fabricantes escrevem no rótulo, o mais importante na hora de escolher o creme para melhorar a celulite é ficar de olho na composição do cosmético. Cada marca escolhe uma substância diferente como estrela do combate aos furinhos, que podem agir de maneira diferente no organismo. Confira como funcionam os principais ativos encontrados nos cremes e opte com conhecimento. Leia também a reportagem que discute a eficácia destes cosméticos.

Retinol: Ao penetrar na célula, o retinol se transforma em ácido retinóico, que é o mais eficaz renovador celular. Melhora a textura, a elasticidade e a hidratação, além de estimular a produção de colágeno, garantindo maior firmeza à pele. Não age sobre a celulite, mas, ao proporcionar maior firmeza e hidratação, melhora a aparência da pele como um todo.

Cafeína: Estimula a quebra das células de gordura ao acelerar o seu metabolismo. Como age diretamente sobre a celulite, só tem efeito se for aplicado com uma forte massagem, que possibilite a penetração da cafeína no tecido subcutâneo, onde a gordura está localizada.

Amynokine: Melhora a contratura da pele.

Thiomucase: Proporciona a queima de gordura.

Iodeto de potássio: Proporciona drenagem dos líquidos que se acumulam junto das células de gordura.

Ácido Glicólico: Aumenta a firmeza da pele.

Amarashape, Liporeductil, Asiaticosídeo: Estimulam a microcirculação e o metabolismo das células de gordura.

Gingko Biloba: Estimula a circulação sanguínea.

Nenhum comentário: